
A GPA completa, em 2025, 20 anos no mercado da advocacia portuguesa.
Quando pensámos em constituir a nossa sociedade de advogados, fizemo-lo com a intenção clara de que este projeto se distinguiria não só pela proximidade ao Cliente, pelo rigor técnico e pela excelência,mas sobretudo pela sua vertente de sustentabilidade e forte sentido de responsabilidade, com o propósito de impactar positivamente a comunidade onde se inseria e demais stakeholders.
Na realidade, o conceito de sustentabilidade, em 2005, ainda não dominava a agenda pública e política, começando a equacionar-se timidamente na Academia e no mundo empresarial, sem grande noção do impacto reputacional que viria a assumir. Ainda assim, a GPA desenvolveu, desde o início, políticas de responsabilidade social corporativa com parceiros com quem mantém, ainda hoje, uma ligação estreita, adotou o princípio Be Aware. Be Sustainable e decidiu alocar o valor equivalente a 1,5% do seu lucro anual (no mínimo) para contribuir para a solução de questões sociais complexas a nível da educação, da igualdade de oportunidades e da reinserção social.
Mais tarde, aderiu à Plataforma Lisboa Sustentável Empresas com o compromisso firme de implementar, na sua atividade, um conjunto de metas ambientais e de medidas relativas à poupança de energia, mobilidade, água, qualidade do ar e em campanhas de promoção da sustentabilidade. Com a crescente preocupação a incidir já em questões de desempenho ambiental, sociais e de governance, a GPA passa a integrar, de forma estruturada, os fatores ESG nos critérios de gestão da firma e concretiza esta sua visão num projeto interno a que deu o nome «GPA Sustainable Impact».
Este projeto surge, em 2023, com foco na redução e compensação da pegada carbónica e ambiental da firma, otimização de recursos para uma melhor performance ambiental e combate às alterações climáticas, não esquecendo a progressiva adoção de medidas centradas na nossa equipa, desenvolvendo o potencial de cada colaborador e a possibilidade de conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional.
O GPA Sustainable Impact reflete, ainda, o compromisso da GPA com a Agenda 2030 das Nações Unidas e a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com particular ênfase nos ODS 1, 3, 4, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17.
Conscientes do caminho ainda a percorrer e confiantes no futuro, é com muito entusiasmo que divulgamos o nosso primeiro relatório de Sustainable Impact.
Clique na imagem em baixo para aceder ao Relatório: